
SICREDI + VR
por Wag Costa
CASA ÁTOMO FILMES . 2023
INTRO
NARRATIVA
Como diretor de cena em publicidade, sei muito bem como é estar em uma sala de reunião esperando ansiosamente pela chegada daquela uma pessoa que vai mudar o destino do filme. Quando as mãos suam, as pernas balançam e alguém tenta disfarçar a ansiedade tomando água incessantemente. Até que a dita figura importante chega, todos prendem a respiração, e… a notícia é boa. Quem estava bebendo água solta o copo na mesa, quem balançava a perna dá um sorrisinho e a mão suada parece secar instantaneamente.
É este sentimento real e super comum que vai ser interessante transportar para o mundo do nosso filme. Quem trabalha em escritório, das 9 as 18 ou em qualquer emprego fixo, já sentiu exatamente o que este roteiro conta. O VR é um símbolo de tranquilidade e alívio, de várias formas: aquele dinheirinho extra que vai te ajudar a trabalhar bem alimentado. Além do grande potencial estético, o roteiro é divertido e leve, está muito bem resolvido tanto em ações como em ritmo. Será um prazer contar esta história com vocês e reviver estes momentos de grande alívio pós ansiedade e antecipação e transportar tudo isso de forma clara e divertida para a tela.
LINGUAGEM E NARRATIVA
Nosso conceito para a campanha é buscar uma narrativa leve e crescente, acentuando o novo cartão Sicredi + VR. Com um ritmo baseado nas ações desses personagens de escritório, o filme humaniza a sensação mundial de ansiedade pré-reunião importante e traz a conquista como pilar central. O foco é mostrar como os benefícios desta linha exclusiva de cartões muda o clima do escritório - e do horário do almoço..
Além de construir essa tensão inicial e ambientar o espectador dentro da reunião de negócios, busco mostrar esse ponto de virada que tem como objetivo dar leveza e um tom bem-humorado sutil para o filme. De forma circular, nós voltamos ao final do filme para a mesma sala de reuniões, onde agora o personagem principal, de uma forma cativante, nos convida a contratar essa novidade.
A referência abaixo é de virada de tom do filme com humor sutil. Acredito que o nosso filme precise deste tom simpático de troca de mood, com mais ênfase em movimentos de câmera e trilha sonora, mas não com overacting ou caricaturas.
O nosso filme começa com um plano silhuetado, de fora do escritório, apresentando o ambiente e o clima de antecipação do filme. Quando cortamos para dentro, vemos tensão e ansiedade de forma cinemática nos rostos de nossos personagens. A tensão cresce até finalmente revelar o diretor executivo. A partir daí, a tensão é aliviada com a entrada do garçom e o cartão Sicredi + VR, transformando o filme com esta guinada de bom humor. Alívio cômico é seguido de alívio no rosto dos personagens que estávamos acompanhando desde o início do filme.
Após cortes rápidos e dinâmicos das diversas situações em que o cartão Sicredi + VR enriquece a vida destes nossos personagens de escritório, voltamos de forma cíclica à mesma sala do início do filme, onde nosso herói - o diretor executivo - fala sobre a contratação mais a fundo.
REF DE LINGUAGEM
ESTÉTICA
Para trazer a linguagem do Sicredi e o tom de positividade da peça, a estética do filme será solar. A paleta de cores, com sutis aparições de verde pelo ambiente, vai combinar perfeitamente com o figurino, o elenco diverso e a locação. Utilizaremos a arquitetura da sala de reuniões e as entradas de luz natural para este clima dinâmico e otimista. As cenas externas também terão essa cara solar e vibrante.
O objetivo é um filme com ótimo desenho de luz, especialmente ao apresentar o produto nas cenas de forma leve e cinemática. O protagonista é o cartão Sicredi + VR e teremos, além de toda a narrativa apresentada, uma bela fotografia de packshot para todos os momentos em que o cartão for mostrado.
Movimentos fluídos de câmera, gimbal ou steadicam, são essenciais para pontuar ações e mostrar dinamismo nas cenas. Esse dinamismo vem através da mudança de planos abertos e fechados, juntamente com movimentos de câmera que irão contrapor as cenas de detalhes do produto. Tudo isso envolto na trilha que irá contribuir para a leveza e a descontração que precisamos.
MOOD MOVIMENTOS DE CÂMERA E CINEMATOGRAFIA

A locação terá papel fundamental nestes filmes. A ideia é que esta locação entregue verossimilhança e autenticidade, além de facilitar a produção com móveis e objetos que já são a cara do Sicredi. Assim conseguiremos entregar um filme com maior valor de produção, poderemos trazer objetos mais pontuais, que vão adicionar à nossa paleta de cores e dar uma refinada no espaço.
MOOD LOCAÇÃO

Desde sua primeira aparição, o cartão Sicredi + VR terá um ar de importância. Trazido em uma bandeja por um garçom, a grande estrela é revelada e nos apresenta as diversas possibilidades de uso. Com imagens e ações dinâmicas, acompanhamos como uma compra no mercado até um almoço no restaurante se tornam mais leves.
CASTING
Construir os personagens perfeitos para contar esta história é essencial. Desde nossos coadjuvantes - que devem ter caras expressivas, diversas e conseguir passar todos os sentimentos de ansiedade, antecipação, alívio e felicidade com micro expressão de rosto, - até nosso personagem principal - que deve ser um ótimo ator - o casting terá uma atenção mais do que especial na direção deste projeto.

Dentro do contexto corporativo e da forma na qual o personagem principal irá conduzir o filme, nosso ator herói deve ser versátil, elegante e de fala clara. Ele será o condutor e o personagem que tem como objetivo não só apresentar, mas dar segurança e firmeza no conteúdo de uma forma descontraída. Ele também tem como papel elevar o real protagonista que é o cartão Sicredi + VR, e manter uma sinergia entre os outros personagens.
REF DE ACTING
ACTI
NG
VÍDEOS EXPLICATIVOS

A ESTRELA DO FILME

Além de nossa peça principal, temos o trabalho de apresentar, com cuidado, todo o potencial do cartão Sicredi + VR com os vídeos explicativos. Para esta campanha, nossa narrativa será mais intimista e informativa, próximo do espectador, com um visual interativo e moderno. Nosso ator terá de forma dinâmica uma interação com o texto sem perder o foco orientador, para reforçar os pontos tratados. Acredito que podemos utilizar outro ambiente corporativo da mesma locação, fugindo do cenário de estúdio, o que pode nos ajudar na fotografia e construir uma identidade campanha, algo próximo ao filme “Lançamentos”. Com tudo, acredito que de uma forma leve, podemos falar com seriedade e segurança, sem perder a conexão do que vamos transmitir.
REF DE AMBIENTAÇÃO

OBRIGADO
Agradeço a oportunidade de mostrar meu olhar e minhas ideias para contribuir num projeto que está muito bem desenvolvido e com uma proposta muito bem pontuada. Tudo que foi exposto tende a ganhar um corpo e crescer na medida que possamos pré-produzir, definir elenco e locação. Muito obrigado!































