top of page

NOVALGINA

PUBLICIS

Awake Horizontal branco-01.png
capa novalgina-01.png

FERNANDA WEINFELD

INTRODUÇÃO

Dor no corpo, de cabeça, cansaço, desânimo, toda vez que me sinto assim a primeira coisa que vem a minha mente "queria o colo da minha mãe". Esse sentimento de acolhimento só o cuidado e o carinho daqueles que amamos nos dá.

Não importa quantos anos temos, quando estamos doentes, ficamos vulneráveis e carentes. Nessas horas, o afeto e a proteção nos acolhe e faz com que nos sintamos seguros, para enfrentar o desconforto e ter paciência e força para cuidar da nossa saúde. Inspirados nesse sentimento vamos realizar esses filmes para Novalgina, marca que vêm há quase uma década cuidando das pessoas durante esses momentos tão sensíveis.

intro

 

Captaremos a cena do menino com o avô no quarto uma segunda vez, agora com a mãe.

E para as cenas finais das famílias felizes também faremos alguma opções.

extras

Mãe e filha asiáticas brincando na sala, agora de dia. O sol invade a lente, com um movimento vemos a garota brincando de se esconder atrás das cortinas da janela, ao fundo um lindo jardim. A mãe sorri e se diverte com a criança que gargalha com o jogo.

Mãe, pai e bebê da primeira cena, agora no quintal curtem um dia ensolarado. A menina está sentadinha na grama ao lado de alguns brinquedos e um cachorrinho, o pai solta bolhas de sabão, ela ri em plena felicidade.

O dia está lindo, o sol entra pela janela e ilumina a casa. O pai que interagiu à distância com a filha, está tomando um chá quentinho agora bem mais disposto. A campainha toca e é sua filha que de surpresa veio visitá-lo. Ele abre a porta e os dois se abraçam com muito amor. Sentam a mesa e tomam um café juntos.

 

Essas são algumas sugestões de situações, pensando em desdobramentos das cenas iniciais, sempre solares, bem iluminadas e alegres. Na pré-produção podemos pensar em outras ideias.

ELENCO

elenco

Os personagens do filme serão criados e desenvolvidos ao longo da pesquisa de elenco. Já temos um bom direcionamento de diversidade e a partir disso vamos encontrar os melhores atores para cada situação. Nas cenas que envolvem bebês e crianças, minha sugestão é filmarmos com famílias reais, assim a interação e veracidade dos olhares e afeto acontece de maneira natural na frente da câmera. Já os adultos, se não forem famílias reais, faremos um encontro e preparação deles para que cheguem ao set desenvoltos e em poucos planos nos entreguem o que precisamos.

 

Além disso, para a escolha, preparação e filmagem das cenas com bebês e crianças contaremos com a ajuda da BabyWrangler, Bettina Steinberg com quem tenho uma parceria de longa data. Ela acompanha todo o processo de teste de elenco e nos ajuda a organizar a filmagem respeitando os melhores horários de rotina dos pequenos. Além disso, participa ao meu lado da decupagem das cenas que queremos captar e desenvolvemos  juntas técnicas específicas de atuação infantil, que tornam possível o registro desses momentos tão especiais.

 

Conheça um pouco mais do trabalho da Bettina:

http://www.babywrangler.com.ar/home.php

PRO

DU

TO

Um dos bons desafios desse filme é como inserir o produto, ou melhor, uma variedade deles nas cenas de forma orgânica. Isso será feito criando uma mis en scene onde o remédio faça parte de maneira natural. Assim já fez o roteiro, agora nos cabe na decupagem entender a interação dos personagens com esse produto da maneira mais normal possível, fazendo com que ele faça parte da narrativa. Assim, as pessoas ao assistirem o filme vão absorver a mensagem e relacionar espontaneamente o produto com o carinho e delicadeza das situações.

o produto

Referência de produto integrado a narrativa

áudio

A trilha e a locução terão um papel dramático bastante importante nessa peça. Minha sugestão é trabalharmos uma música composta, eventualmente até com canto, que não seja simplesmente uma cama sonora para as cenas, mas que traga personalidade e desperte sentimentos no espectador como tantas músicas o fazem.

Já a voz que irá conduzir as cenas, tem uma função essencial pois é ela que materializa os momentos vividos relacionando-os ao conceito central da campanha, a importância e o poder do colo. Um caminho que me parece bastante interessante é assim como nas situações, reproduzir diversidade de perfis também nas vozes, uma voz masculina na cena inicial, feminina nas situações da mãe, um senhor quando o avô cuida do neto, etc. Assim, podemos propor uma certa atuação na locução como se os próprios personagens fossem oniscientes e narrassem a sua história em um grande jogral.

Referência de Música emotiva e com personalidade

TRILHA

IDEIA

ideia

O filme retrata passagens da vida de algumas famílias em narrativas paralelas, todas elas têm em comum alguém que está doente e recebe o carinho, o colo de um parente amado. As famílias escolhidas amplificam a mensagem através de diversidade, de idade e tipos, além disso, as cenas serão conduzidas por situações cotidianas reais, criando ainda mais identificação. Queremos buscar envolvimento, para isso teremos como fio condutor a conexão e emoção em cada uma das situações, um sentimento comum de afeto, carinho e cuidado. O produto estará presente de maneira orgânica, pois fará parte da diegese de cada cena. A ideia é que ao longo do filme criemos um diálogo real com esses personagens, e ao final nos emocionemos com o alívio e felicidade ao vê-los melhores, bem dispostos, em momentos alegres e de descontração.

Nossa gatilho narrativo são pessoas que estão indispostas e vamos acompanhar como o carinho, o colo e a utilização de Novalgina pode transformar e devolver alegria e saúde para essas famílias.

NARRATIVA

narrativa

O filme começa com um plano noturno de fora de uma casa. Através da janela vemos a silhueta de um pai com um bebê (9 meses) no colo. Em um plano agora mais próximo, percebemos a expressão de carinho e preocupação do pai, o bebê está coberto com uma mantinha, acordado mas com olhar choroso, claramente amuado e sem muita energia. Detalhe de um relógio na cabeceira da cama que marca uma hora da manhã, ao lado uma embalagem de novalgina. Locução: "Uma coisa que a gente sabe desde pequeno é o poder que um colo tem."

Corta para outra cena noturna, a câmera passeia através de alguns brinquedos jogados no chão e encontra o pé de uma menininha com uma meia colorida, ela caminha lentamente ao encontro dos pés calçados em um chinelo de sua mãe. Detalhe das mãos da mãe manipulando uma seringa com Novalgina líquida sobre a bancada. O plano abre e vemos que a menininha (asiática, 15 meses) chora e levanta os bracinhos pedindo colo, a mãe carinhosamente abraça a filha e dá carinho. Locução: Um colo de mãe.

Em plano médio vemos esse momento de cuidado, a menina acalma um pouco, sobre a bancada organicamente a embalagem do produto.

Agora, cortamos para o detalhe das mãos que imprimem idade de uma avô, acariciando o rosto de seu neto (menino de 5 anos). Eles estão no quarto do garoto, o plano abre e vemos o senhor sentado cuidadosamente na ponta da cama, ao lado do menino todo coberto. A câmera passeia por um criado mudo, junto a um dinossauro de brinquedo, um termômetro e a embalagem de novalgina gotas. Detalhe do rosto do menino, ele fecha os olhos parece pronto para descansar. O avô discretamente sai do quarto, dando uma última espiada, ele fecha a porta, a tela fica escura.  Enquanto isso ouvimos a locução: O colo que passa de geração em geração.

Em um corte quase invisível, do escuro da porta a câmera faz um movimento lateral, e encontra em uma sala um senhor sentado em uma poltrona com os pés apoiados em um puff, cobertos por uma manta bem quentinha. É noite, detalhe da mesa lateral, vemos uma chamada de vídeo em um celular próximo a uma caixa de lenços e da embalagem de Novalgina Efervescente. O senhor pega o celular, e em plano mais fechado vemos seu rosto iluminado pela luz da tela, ele sorri docemente. Detalhe da tela, sua filha, executiva em um escritório, preocupada pergunta se o pai está melhor, ele fala que sim e abre um sorriso lindo. Locução: E até de quem não está tão perto assim.

Nesse momento a trilha emocional ganha uma camada mais alegre. Cortamos para o avô e seu neto em um fim de dia, o sol invade a lente. Eles estão sentados em uma varanda na área externa da casa. O menino brinca com seu urso de pelúcia no colo, ele usa brinquedos de médico com se medisse a temperatura do boneco, o avô sentado ao lado é seu auxiliar, os dois felizes, o clima é de harmonia e paz.

Ouvimos a locução final: Novalgina, que há quase 100 anos trata febre e dor, acredita no poder do colo.


Pack Shot da linha produtos sobre uma bancada ao lado de uma bonita janela. Sobre imagem selo: "Desde 1922".

Filmaremos opções a mais de cena de interação das famílias enquanto doentes, para termos mais diversidade de história para a montagem de diferentes filmes.

Close do rosto de uma mulher olhando as luzes da cidade para fora da janela de um ônibus, ela respira fundo, está em paz, mas um pouco abatida. Vemos mãos femininas checando a temperatura de sua testa. Em um plano mais aberto, a mãe vira sorrindo para a filha que está sentada ao seu lado. A garota segura uma garrafinha com água e guarda uma caixa de Novalgina 1G na bolsa, dando a entender que a mãe tomou há pouco o medicamento. As duas se abraçam carinhosamente, a filha dá um beijo nas mãos da mãe.

direção de arte

arte

A direção de arte do filme tem um proposta de trazer conforto visual, queremos criar ambientes realistas, ou seja, que tenham vida, um pouco de bagunça, objetos pessoais dos personagens, um local com atividade. Ao mesmo tempo, vamos prezar pela estética, por isso criaremos uma paleta de cores para cada um dos ambientes. Assim, conseguiremos um olhar apurado e bonito, com verdade e sensibilidade.

Ao escolhermos o elenco, vamos propor um conceito estético individual para cada família, considerando diversidade e variedade, para ampliarmos a comunicação com o público.

Filmaremos em locações versáteis, que nos rendam diferentes sets no mesmo local, trabalhando o dressing dos ambientes, assim teremos também agilidade na hora de filmar.

Referência de arte, personalidade criada para cada cena

cinematografia

CINEMATOGRAFIA

Esse é um filme que narra momentos de intimidade, por isso a proposta é trabalharmos uma linguagem de câmera na mão, viva, sutil que busca os ângulos mais sensíveis, estando próxima a situação. Abusaremos de imagens em HighSpeed, a quantidade maior de frames traz poesia que ajuda na delicadeza dos momentos que serão registrados.

Isso tudo combinado a iluminação determinará o tom do filme. A luz será criada de forma sensível, mimetizando a realidade. Trabalharemos com bastante iluminação diegética, abajur, luminária, luz do celular, facho que vem da rua, sempre respeitando a direção, as sombras, criando climas realistas de aconchego.

Além disso, criaremos um set discreto, a câmera estará sempre alerta e solta, em um ambiente iluminado e pronto, pois com certeza ao trabalhar com crianças e bebês, os momentos especiais não acontecem duas vezes, um olhar, um pequeno movimento se torna o take mais preciso, estaremos sempre preparados para "roubar" essas cenas.

Referencia de movimento de câmera e variedade de iluminação

Essa é um primeiro olhar sobre a potência dessa campanha, acredito que criaremos lindos filmes. As situações e ideias vão crescer e tomar corpo durante a pré-produção, mas já conseguimos entender o potencial do conceito criado. Obrigada pela oportunidade de mostrar minha visão sobre os roteiros, trabalharemos a muitas mãos para torná-los ainda mais especiais.

OBRIGADA

Fernanda Weinfeld

bottom of page