top of page

RALI DA

SUA VIDA

Chico Porto

Mitsubishi + ampfy

Awake Horizontal branco-01.png

"Para tornar a realidade suportável, todos temos de cultivar em nós certas pequenas loucuras."

Marcel Proust

a ideia

O filme retrata a correria do dia-a-dia em um centro urbano. Vemos cenas aceleradas de pessoas andando pelas ruas, do trânsito complicado, sentimos a cidade vivendo e acontecendo e logo percebemos o caos.

​

Histórias paralelas nos apresentam aos nossos personagens que, apesar de inseridos nesse caos, não são afetados por ele. Eles vivem em um "mundo de Bob", ou pensam que vivem! Nossas histórias serão conduzidas por situações cotidianas reais, mostrando o "Rali da Vida".

​

Uma jovem artista plástica, um homem empresário esportista e uma família de produtores com filhos músicos serão o fio condutor do filme. O produto entra de forma orgânica e fazendo parte da vida das pessoas. Quero criar um link entre o prazer de dirigir e essa falsa

sensação de realidade.

​

Nosso filme será diurno com algumas situações noturnas para dar mais textura e dinâmica visual.

personagens

1

JOANA

ASX

Joanna é uma mulher de 35/40 anos de personalidade forte, artista plástica independente e mãe. Morou anos em Barcelona e agora acaba de voltar ao Brasil. 

Suas obras são reconhecidas internacionalmente e hoje trabalha em um estúdio no centro de São Paulo (Balsa). 

Mulher multifunção e com uma vida agitada. Joanna se casou recentemente com Luciana e juntas têm uma filha.

2

BRUNO

ECLIPSE

Bruno é um homem de 50 anos, casado, 2 filhos criados e avô. Formado em Gestão Ambiental, possui trabalhos premiados. Empresário bem sucedido e ex-atleta de Iron Man. Bruno tem uma vida agitada, trabalha até tarde, mas não abre mão do seu tempo. Treina regularmente todos os dias. (Corrida, Bike e Natação)

3

BIA E PAULO

OUTLANDER

Bia e Paulo são produtores de filmes e também grande incentivadores da banda de seus filhos. Fãs número 1 da banda, fazem questão de acompanhar os garotos em todas as apresentações. Apesar da vida agitada, eles sempre conseguem encontrar um tempo para se curtir.

roteiro

Dia amanhece em um Centro Urbano

​

Imagem: Establishing Shot mostrando a fachada dos prédios.

 

Nas ruas da cidade percebemos a correria do cotidiano, cortes rápidos de cenas nos mostram a cidade em toda sua forma.

Imagem: Timelapse vemos pessoas indo e vindo em cortes rápidos, vemos o carro passando em reflexos nos prédios.

 

Esse caos é interrompido quando vemos Joanna, ela parece não pertencer a esse contexto. Enquanto todos correm ela anda tranquilamente. Acompanhamos sua jornada de trabalho, vemos ela criando, pintando, falando ao telefone em um dia corrido.

Imagem: As cenas continuam em timelapse, porém Joanna está em velocidade normal.

 

Corta para Joanna em um estacionamento saindo do trabalho, ela percebe a câmera e fala:

(quebra da 4 parede)

 

- JOANNA: - Meu dia a dia? Super tranquilo...

Ela então entra no seu Mitsubishi ASX e sai dirigindo. Na rua vemos o carro de Jonna cruzar a tela, com um movimento de câmera revelamos Bruno, nosso novo protagonista.

​

Bruno está correndo, pedalando e nadando. 

Imagem: As cenas são rápidas e clipadas, a cidade está acontecendo.

Faremos cortes em Raccord de movimento, onde Bruno mergulha na piscina do lado direito da tela e já sai  pedalando sua bike no canto esquerdo. E assim se sucedem os cortes.

 

Essa dinâmica segue até que a câmera encontra Bruno dentro do seu carro parado em uma esquina.

Ele percebe a câmera e fala:

(quebra da 4 parede)

Bruno: - Tem dias que eu não paro por nada...

Imagem: Bruno termina sua fala e sai acelerando seu carro.

Na esquina, três adolescentes atravessam a rua carregando

equipamentos de música, porém um deixa as baquetas caírem e surpreende Bruno, que vem descendo a rua. O sensor impede um acidente.

Imagem: Vemos feature do carro. A câmera corrige e então começamos a seguir os meninos.

​

Os garotos se vestem de forma parecida e formam uma banda de rock. Seus pais Bia e Paulo, estão sempre presentes apoiando e acompanhando a garotada.

Imagem: Vemos cenas desses jovens ensaiando, tocando na garagem, se preparando, colando cartazes na rua. Um show vazio, mais ensaios até chegar em um show mais cheio. Bia produz os shows enquanto Bruno filma tudo.

​

Corta para Bia dirigindo o carro, ela percebe a câmera e fala: (Quebra a 4 parede)

Bia: - A gente não tem tempo pra se acomodar.

Imagem: Vemos sequência de jump-cuts internos do carro, onde acompanhamos a evolução da banda.

Corta para cenas de performance dos carros, vemos nossos personagens dirigindo. Eles passam por buracos, valetas, alagamentos, carros quebrados. Todos no mundo lá fora estão em outra sintonia.

Imagem: Os nossos motoristas passam por obstáculos sem nenhum problema. Vamos valorizar o sistema 4x4 e os features externos e internos.

​

Corta para packshot dos três carros, com seus respectivos nomes: ASX, ECLIPSE CROSS E OUTLANDER.

Loc. Off: - Linha de SUVs Mitsubishi. Para o rali da sua vida.

transição

Para passar de um de nossos personagens para o outro, quero fazer transições inteligentes como, por exemplo: estamos seguindo o ASX de Joana, até que o Eclipse de Bruno passa pelo carro de Joana, a partir daí passamos a seguir o carro de Bruno com a câmera. Podemos pensar em outros estilos de transição para deixar o filme mais interessante.

fotografia

Esse filme terá uma mistura maluca de linguagens que resultará em um peça única. Em cada personagem vamos trabalhar de forma singular. Usando uma estética realista mas, ao mesmo tempo, bastante cinematográfica. Vamos brincar com luzes bem posicionadas que parecem vir do ambiente de forma que não fique artificial. Precisamos acreditar nas situações e nos conectar com as histórias. Para isso gosto muito de trabalhar com planos fechados com pouca profundidade e brincar com a câmera na mão. Isso ajuda a ressaltar as expressões e sensibilidade dos personagens. 

 

Para as transições das situações vamos utilizar um movimento de câmera que permite a troca do ponto de vista dos personagens. 

 

Não podemos esquecer das cenas de Performance, é aqui onde o produto ganha a máxima atenção e força. 

Vamos valorizar as vantagens de ter um SUV 4x4 na cidade.  Cenas como o carro passando por ruas alagadas, buracos, valetas e subidas além de desviar do trânsito. O verdadeiro rali do dia-a-dia.

​

O diretor de fotografia do nosso filme será Lula Carvalho (https://www.lulacarvalho.com), vamos abusar da sua experiência como DoP de filmes de peso como Tropa de Elite e Robocop.

Nosso casting será verdadeiro e eclético, composto por diferentes raças e etnias. Voltado aos tempos de hoje. Sugiro quebrar padrões e utilizar um casal de lésbicas, por exemplo. Vamos em busca de pessoas com traços fortes, com marcas de expressões. 

casting

arte e figurino

Teremos um cuidado muito grande para equilibrar os ambientes e figurino para criar uma realidade cinematográfica.

Personalidade e beleza ao filme. Quero criar singularidade e com isso gerar identificação. 

locações

Sabendo que esse filme é urbano, vamos em busca de variedade de locações. Vamos mesclar centros empresariais com prédios espelhados com ruas do centro de arquitetura mais antiga.

montagem

A montagem terá cortes rápidos e será bem dinâmica, fazendo um link com a correria dos dias de hoje.

A mudança de personagem sempre será feita de forma natural e orgânica. 

Pretendo valorizar as vantagens de ter um SUV nas cenas performance dos carros. Pincelando reações de terceiros. 

filmes de 15

As peças online de 15 merecem um cuidado especial para não serem somente cortes dos filmes. Acredito que podemos gravar alguma cenas, falas e reações extras exclusivas dos atores para esse material! Exemplos como o ator olhar para a câmera, um sorriso ou até uma fala concordando com o locutor podem funcionar.
O apoio de letreiro e locução serão fundamentais para dar o timing dos filmes. 
Com isso conseguimos dar uma maior variedade de material.

obrigado.

Chico Porto

Awake Horizontal branco-01.png

Tenho certeza que construiremos um filme incrível juntos. Vamos traçar nossa própria realidade criada e recriada.

bottom of page